Aldeia de Casco de Rolha

Sita nas margens da Ribeira de Casco, Casco de Rolha, é de um elevado grau de antiguidade. No local onde foi edificado o Paço Viscondal, existiu em tempo remotos um povoado castrejo. Fundada em mil dois e troca o passo pelo Primeiro Visconde de Casco de Rolha, ilustre descendente de D. Afonso Henriques.
Aldeia de gema, de raiz, sempre deu ao mundo ilustres "personages". Carateriza-se pela sua ruralidade contrastante com edificações modernas.
São pontos altos da Aldeia de Casco de Rolha, as grandiosas festividades em honra da sua padroeira Nossa Senhora dos Tremoços, o Rali Vale de Casco e o Tremoços Pikes Peak prova de Hill Climb de Casco de Rolha. A sua padroeira apareceu pela primeira vez em mil cinco e sessenta e dois em cima de uma pipa de vinho a três forasteiros que iam de passagem pela terra. "Perente" tal acontecimento divino decidem construir uma capela no cimo do monte onde a dita santa apareceu. Logo se iniciou um ritual de culto e romagem ao local, sendo que atualmente dirigem-se à pequena ermida milhões de pessoas de todo mundo e arredores.
Fica ladeada por três aldeias vizinhas, sendo elas, Vila Nova de Cafeteiras, Vilha Velha da Moina e Sarrazolas.

Comentários