Crónicas de Manel Garganta - Técnicas de Jogar às Cartas

Nesta segunda crónica, eu Manel Garganta vou falar de algumas técnicas de jogar às cartas. Vou começar pelo jogo das copas onde junto de alguns jogadores consagrados descobri técnicas para jogar este jogo "violento". 
Começo por falar na técnica da dama seca. A técnica consiste em jogar a Dama de Espadas "Viuva" quando se a tem "seca" na mão. Na maioria das vezes existem outros jogadores mais "apertados" com cartas maiores que a "Dama" na mão, nomeadamente "Ás", "Bisca" "Rei" e "Valete".
 A segunda técnica para jogar às copas é a técnica do manhoso. A essência desta técnica de jogar às copas aplica-se quando um jogador tem o "Ás" de Espadas ou a "Bisca" ou outra carta de Espadas superior à "Dama" e joga essa carta "à patrão" na mesa a bater de côto para intimidar os restantes adeversários da mesa. Esta técnica deve ser feita com muita preocaoção e não deve utilizada muitas vezes com o mesmo grupo de jogo porque os restantes adversários podem começar a perceber quando se entra "à patrão" para fazer a "ricarda" ou é uma jogada técnica de manhoso para não levar a "Dama". Geralmente pode-se saber se é "à manhoso" ou é para fazer a "ricarda". Qunado o jogador joga a carta surrateiramente na mesa é porque quer fazer a "ricarda". Se joga a carta d'estouro é porque é jogada técnica para fugir à "Dama". 
A terceira técnica é a da jogada técnica. A essência desta técnica de jogar às copas aplica-se quando um jogador tem um jogo bom para fazer a "ricarda" mas tem uma ou duas cartas a comprometer a "ricarda". Por exemplo tem um "Duque" ou "Terno" ou outra carta com pouco valor e se joga antes das outras cartas "à manhoso" para se livrar das ditas cartas sem sairem copas para os adeversários e depois os outros jogadores jogam para poder amarrar e fazer a "ricarda". Geralmente a "jogada técnica" é favorável ao jogador que a executa. Quando se tem poucas copas e todas baixas não é aconselhável fazer a "jogada técnica". 
A quarta técnica é a da jogada de teste. Esta técnica difere da Técnica do Manhoso e da Teoria da Jogada Técnica. Esta jogada antes pelo contrário, tem o objectivo de testar a vontade do adversário fazer ou não fazer a "ricarda". Esta técnica é utilizada quando um jogador está desconfiado que um dos seus adversários anda a fazer jogadas técnicas para fazer a "ricarda". Para isso o jogador desconfiado puxa d'estouro uma carta de copas relativamente alta, tipo um "Rei" ou um "Valete" ou uma "Dama". Se o adversário amarrar na base é porque ta a habilitar-se à "ricarda". Se não amarrar as jogadas anteriores não passaram de jogadas à manhoso para não "enchertar" a "Dama" de Espadas. 
Também consegui apura uma técnica para jogar à Bisca do Nove. O jogo da "Bisca do Nove" é todo ele um jogo com alto grau de mais alto nível. Bastante conceituado "perente" as tascas, confere um alto rendimento nos campos da matemática e campos de intelectualidade da "moleirinha". Este jogo deve ser jogado com o mais alto nível de tranquilidade possível, dado o seu alto grau de "deficileza". Para ter melhores prestações neste digníssimo jogo de cartas é preciso ter algumas técnicas manhosas e fazer bastantes "contas de merceeiro". Passemos a descrever algumas dessas "maroscas" legais que se podem fazer para ganhar o jogo. Para começar existe uma lenda que reza que na primeira jogada amarra-se sempre porque a primeira carta a sair é um trunfo. Já foi testada esta lenda e muito raramente confere pleno,isto é, ou seja, não se fiem nesta lenda artesiana. Para continuar passemos a algumas contas de merceeiro que devem acompanhar tão ilustre derby. Quando o jogador adversário começa o jogo deve tentar fazer o máximo possível de "filetes" para não amarrar no jogo. Segundo deve sempre tentar "secar" um dos naipes que tenha na mão. Depois nunca deve jogar um "ás" logo na primeira puxada do naipe do dito "ás". Deve tentar ficar sempre com os "ases" "protegidos" por carta pequenas tipo "duques", "ternos", e assimilares. As primeiras cartas a descartar são os "reis", "valetes" e "damas", para não correr o risco de ter que amarrar no jogo. Uma regra de ouro a não esquecer, a carta mais importante do jogo é o "duque" de trunfo.
Com estas regras e "contas de merceeiro" é quase certa a vitória no jogo, salvo se jogue contra um "mijão" de todo o tamanho.

Comentários