Abertura do Casco de Rolha Capital Freguesial da Cultura

Abriu "perente" ontem a Capital Freguesial da Cultura em Casco de Rolha. O ano dois e treze vai ser a Capital Freguesial da Cultura por terras da Ribeira de Casco e arredores. As festividades começaram logo pela manhã com a sessão de abertura onde estiveram "presuntos", a Tuna Académica do IPCR, o Rancho Folclórico Académico do IPCR, Banda Farpónica de Casco de Rolha, Trio Tocadores de Gaita, Duo Pêra Manca e Trio Pombas. Após a sessão de abertura deu-se um espetáculo pirotécnico nas margens da Ribeira de Casco e na Ponte Velha. Foram atirados milhões de foguetinhos e morteiros e salvas de fogo rasteiro, sempre acompanhada de salvas de caçadeira dos casco rolhenses.
"Perente" o meio dia deu-se a janta das autoridades e comissão organizativa bem como de todos os intervenientes na sessão de abertura. Isto foi uma oferta do McNassa na pessoa de Tio Xico. 
Ao nível moinacial, a Moina de Casco de Rolha e os Serviços Secretos e de Informação Freguesial (SSIF) montaram uma operação moinacial de alta segurança pois estava previsto um boicote e tentativas de invasão por parte da aldeia vizinha e rival Vilha Velha da Moina. Graças à operação moinacial tudo correu "perente" o previsto.
Este dia foi o inicio de um ano com muitas atividades culturais em Casco de Rolha para o mundo e arredores. Esperam-se milhões de transeuntes de todo o mundo.

Comentários

Unknown disse…
Ao que parece, as autoridades freguesiais de Casco de Rolha não sabem que ontem, e ao mesmo tempo, também se dava inicio aos festins na aldeia Vilha Velha da Moina, comemorativa do início do ano dois e treze como a Capital Freguesial da Juventude...
A festa foi rija, mesmo muito animada, para além de todos os fogachos de pólvora com muita luz e fumo, ranchos musicais e rancho para acompanhar uns canecos de tintol acompanhado de alguma broa, a festa que se prolongou pelo fim do dia e noite dentro, culminou com uma caçada ao lobisomem, que havia sido programada com antecedência já que o dia marcado para a abertura ao mundo do evento calhava numa noite de lua cheia.
A caçada correu tão bem que acabaram por capturar, não só o lobisomem chefe de família como a sua família completa e a empregada de limpeza que nessa altura se encontrava nas suas lides domésticas.
Isto tudo aconteceu em sigilo total, numa missão muito bem organizada pelas autoridas moinenses freguesiais de Vilha Velha da Moina.
Numa entrevista dada pelo Presidente freguesial ao jornal "Lupa Cega" em que foi notório o entusiasmo e satisfação por todo o sucesso das cerimónias, Sancho Desafia Soco, deixou incentivos para que todos os Velhamoinenses contactassem o professor doutor, Sansodine Smait, para terem aulas de boas maneiras e de educação grupal a fim de se comportarem bem como anfitriões deste ano de dois e treze em que Vilha Velha da Moina vai receber muitos tristas idos de muitos lados do Resto do Mundo.