Aquisição do Submarino da Marinha de Rega

"Perente" a manhã de hoje a Casco de Rolha a última aquisição da Marinha de Rega da Ribeira de Casco. A sua recepção foi feita com uma sessão solene onde estiveram presentes todas as autoridades casco rolhenses. O submarino chegou a Casco de Rolha através do Rio Sarrazolas e depois Ribeira de Casco e veio escoltado por uma lancha lenta e dois botes a remos dos Fuzileiros da Marinha de Rega para evitar o "três vezes nove vinte sete" do respectivo submarino.
O submarino foi adquirido com uma verba concedida no Orçamento Freguesial de Casco de Rolha do ano de 2014. O submarino é todo ele em pinho marítimo para não inchar ou meter água.  Tem blindagem antí torpedo de farpão. Está munido de lança farpões "auga-are" e lança torpedos de farpão, bem como com duas carabinas pesadas de chumba "langostas".
Na sessão solene estiveram presentes o presidente da junta de Casco de Rolha, o Comandante da Marinha de Rega da Ribeira de Casco, General Biclas comandante da Moina de Casco de Rolha e Padre Venâncio da Eira que procedeu à bênção do respectivo submarino com vinho alvarinho de Casco de Rolha, colheita de mil nove e oitenta e dois.
O Comandante da Marinha de Rega discursou, passemos a citar: "Digníssimas autoridades freguesiais presentes, reverendo Padre Venâncio da Eira, caros Marinheiros de Rega estamos aqui a receber esta grande aquisição. O submarino era para ser em aço mas como houveram cortes orçamentais comprou-se este em pinho marítimo muito mais barato. Nós baptizamo-lo de "Bidente". Criamos ainda uma nova companhia para tripular o submarino a que chamamos "Companhia Portas". Estamos ainda a pensar criar uma unidade de elite dentro dos Fuzileiros, o Destacamento de Pingas Especiais (DPE) caso ecluda uma nova Grande Guerra do Tintol".
No final da sessão solene houve salva de morteiros e depois foi tudo para o McNassa para encher as covas. 

Comentários