Cantar das Fevereiras e dos Baletes

Decorreu "perente" o fim de semana passado que passou o já tradicional "Cantar das Fevereiras e dos Valetes". Em Casco de Rolha não é tradição cantar as Janeiras e os Reis. A tradição de cantar as Fevereiras e os Valetes já muito antiga de data incerta. Pensa-se que foi um forasteiro que veio em peregrinação à Nossa Senhora dos Tremoços por esta altura do ano e começou a cantar de porta em porta canções a pedir esmola para oferecer à dita santa. Desde então começou-se a cantar as Fevereiras. Mais tarde nos inícios do século XX um famoso jogador de cartas de Casco de Rolha de seu nome Jacinto Balete começou a cantar umas modinhas aquando do cantar das Fevereiras e mais tarde passou-se a chamar "Cantar das Feveiras e dos Baletes".
Este ano esta tradição tive a cargo do Rancho Folclórico Académico do Instituto Politécnico de Casco de Rolha comandado por sua excelência Pistoleira Ribatexanas que tm tido mais tempo pois a pesca do vacalhuço na Ribeira de Casco tem estado condicionado pelo mau tempo.

Comentários

Andreia Morais disse…
Também acho que eram o melhor grupo. Têm imenso talento, as vozes conjugam muito bem e têm uma enorme vontade de evoluir, isso notou-se. Fiquei mesmo com pena de não terem chegado à final, mas também acredito que terão imenso sucesso.

Muito obrigada :) e obrigada por seguires. Vou fazer o mesmo*
Casco de Rolha disse…
obrigada por me seguires de volta...abraços