Festas Taurinas de Casco de Rolha 2014

Realizam-se "perente" o próximo fim de semane as já tradicionais festas taurinas de Casco de Rolha, como grandes motoureiros e toureiros e respectivos grupos de forcados. Como é já tradicional realiza-se o toureio de motorizada e toureio "à lá pate". No final de cada lide é "infequetuada" a respectiva pega pelos grupos de forcados "presuntos".
Este ano o cartel de motoureiros conta com Quim Panelim, Lhogue e Zeca Purisso. O cartel de toureiros "à lá pate" conta com o "aquetuamento" de Lauta, Quim Bigodes e Manel Baroco. Os grupos forcados "presuntos" serão respectivamente os seguintes: Grupo de Forcados do Aposento da Tasca de Casco de Rolha os anfitriões, Grupo de Forcados Amadores de Vilha Velha da Moina, Grupo de Forcados Malhadores de Tinto de Vila Nova de Cafeteiras, Grupo de Forcados Académicos de Corno Manso, da freguesia de Corno Manso, concelho de Casais de Baixo, Grupo de Forcados do Aposento da Pinga de Macieira de Pinga, freguesia de Macieira de Pinga, concelho de Casais de Baixo e Grupo de Forcados Amadores de Vilar de Farpas, conselho de Caralhais.
Estarão em disputas os tradicionais galardões, "Corno d'Ouro" para a melhor pega e "Taça Manel Tinto" para melhor toureio de motorizada. A estes dois ajunta-se este ano o prémio "Corno Manso" par melhor chega de bois xaroleses. Os touros serão fornecidos pela única ganadaria de Casco de Rolha a "Xispes & Nispro".
As grandiosas festividades tauromáquicas de Casco de Rolha iniciam "perente" as 6 horas da matina de sábado 31 de maio e terminam com a sessão de fechamento "perente" domingo 1 de Junho dia mundial da canalha.
Este ano as festas vão ser marcadas pelo grande pesar que se vive "perente" Casco de Rolha com o quinamento de Tone Moço "perente" o passado "fim de semane". Este vai ser homenageado com um volta à arena de Casco de Rolha em fato de pinho montado num carro de bois 4x4 puxado por dois bois xaroleses vestidos de gala com guarda de honra dos Fuzileiros da Marinha de Rega de Casco de Rolha e Grupo de Forcados do Aposento da Tasca de Casco de Rolha. 
Durante as festividades a Moina de Casco de Rolha com o apoio dos Serviços Secretos e de Informação Freguesial vai garantir a segurança de todos os casco rolhense e respectivos visitantes da aldeia. Vai também servir para amansar uma manifestação que é esperada, organizada pelo Núcleo de Touras de Casco de Rolha que são anti tourada.

Comentários