Festas Taurinas de Casco de Rolha - Rescaldo

Como foi noticiado anteriormente, decorreu "perente" o passado fim de semana as tradicionais Festas Taurinas de Casco de Rolha perente a Arena de Touros de Casco de Rolha todos os anos montada no descampado junto do quartel dos "Vomveirios Assapadores" de Casco de Rolha. Começaram "perente" o sábado e terminaram "perente" o domingo. No sábado durante a sessão solene de abertura com presença do Grupo de Forcados do Aposento da Tasca de Casco de Rolha grupo organizador das grandiosas festividades taurinas e respectivos grupos de forcados convidados e respectivos motoureiros e toureiros à lá pate. A cerimónia foi presidida pelas autoridades "locales" noemadamente o Sr. Presidente da Junta António Pina Balente, General Biclas distinto comandante da Moina de Casco de Rolha e reverendo padre Venâncio da Eira para benzer todos os intervenientes.
Logo durante esta cerimónia começaram os incidentes com Bate Sacas a levar com uma cornada da toura da mulher em casa de Manel Patardo enfiada por ele mesmo Manel Patardo, chamado de El Pinador de Casco de Rolha. No que toca à tourada propriamente dita, "perente" o dia de sábado nenhum incidente nem acidente a registar. Estando tudo tranquilo "perente" a festança. À noite houve o "aquetuamento" de Quim Panelim e Lhogue em Motoureio, Lauta e Quim Bigodes em toureio à lá pate e as respectivas pegas foram "infequetuadas" pelo grupo da casa, Grupo de Forcados Amadores de Vilha Velha da Moina, Grupo de Forcados Malhadores de Tinto de Vila Nova de Cafeteiras e Grupo de Forcados Académicos de Corno Manso.
No segundo dia "aquetuaram" Zeca Purisso no motoureio e Manel Baroco no toureio à lá pate, "infequetuando duas lides cada um. As pegas estiveram a cargo do Grupo de Forcados do Aposento da Tasca de Casco de Rolha, Grupo de Forcados do Aposento da Pinga de Macieira de Pinga e Grupo de Forcados Amadores de Vilar de Farpas.
Os troféus foram entregues na sessão de encerramento. A "Taça Manel Tinto" foi ganha por Zeca Purisso e o "Corno d'Ouro" foi ganho pelo Grupo de Forcados Amadores de Vilar de Farpas, contra todas as espectavivas. O novo trofeu para melhor chega de bois xaroleses, "Corno Manso" foi ganho por uma dupla de três de bois xaroleses de Manel Patardo.
Também a Moina de Intervenção foi parte activa das festividades. Todos os dias houveram manifestações anti tourada organizadas pelo Núcleo de Touras de Casco de Rolha, sendo obrigada a Moina de Intervenção a aplicar os amansa guapos na aplicação do respectivo correctivo, ficando as touras de lombo quente.

Comentários