A Familia da Gaita e do Gaio

Descobriu-se muito recentemente, mais propriamente um dia destes que passou por terras de Casco de Rolha e arredores que Zé da Gaita e os seus primos Zé e Tiracas do Gaio são descendentes do 32.º Visconde Casco de Rolha.
Zé da Gaita de seu nome José Miguel da Grila e Gaita é filho de Se Zé da Gaita de seu nome José Jorge Gaiteira da Gaita que casou com Tia Maria Grila de seu nome Maria Antonieta Silveira Grila. Por sua vez Se Zé da Gaita é filho de Dom José da Gaita de seu nome José António Ribeiro da Gaita e Tia Maria Gaiteira de seu nome Maria Josefa Gaiteira da Gaita. Por sua vez Dom José da Gaita é filho de Serangelino da Gaita de seu nome Angelino Delfino Pina da Gaita e de Dona Se Miquelina Antonieta irmã do 33.º Visconde de Casco de Rolha e filha do 32.º Visconde de Casco de Rolha.
O cruzamento da familia Da Gaita com a familia Do Gaio acontece quando Quinhas da Gaita de seu nome Maria do Sameiro Gaiteira da Gaita irmã de Se Zé da Gaita casa com Se Zé do Gaio de seu nome José Fernando Martins do Gaio. Do casamento entre Se Zé do Gaio e Quinhas da Gaita resultaram dois tiros certeiros que fizeram Tiracas do Gaio de seu nome Manuel Tiracas da Gaita Gaio e Zé do Gaio de seu nome José Manuel da Gaita Gaio.
Zé da Gaita que "aquetualmente" é vocalista da Casco Bois Band, já foi vocalista do Trio Pombas está aputado com Miquelina Criqueira de seu nome Joana Miquelina Loureiro Criqueira. De uma caibrada mal dada num domingo à tarde resultou um rebento, Zezinho da Gaita de seu nome José Quitério Criqueira da Gaita.
Casco de Rolha é mesmo feita de ilustre familias a começar na familia da Gaita que entremeou com a familia do Gaio. Pelo meio entram personalidades de Corno Manso como é o caso de Tia Maria Gaiteira, Tia Maria Grila de Vilar de Farpas ou Miquelina Criqueira de Vila Nova de Santa Pinga.

Comentários