Associação de Caça e Caçarretas Vai Mandar Erigir Capela Consagrada a Sant'Antone dos Caçarretas

A Associação de Caça e Caçarretas de Casco de Rolha tem o prazer de anunciar "perente" a comunidade em comum que vai mandar erigir uma capela consagrada a Sant'Antone dos Caçarretas, santo padroeiro dos caçarretas de Casco de Rolha e arredores.
Este anúncio foi anunciado após a última reunião extraordinária da associação e foi feita pela pessoa do próprio presidente Tripa de Pato todo ele um "home" muito religioso e devoto das causas santas.
Sant'Antone Caçarreta foi um santo que viveu no século XIII e foi caçarreta de cabrestos bravos. Ele usava a sua espada para arrefecer o céu da boca aos ditos cabrestos. Reza a lenda "perente" casco de rolha que certa vez Sant'Antone em vez de ser caçarreta virou caçado de um urso pardo. Ao estar "perente" tal situação Sant'Antone dos Caçarretas dominou o animal e domesticou-o ficando desde então conhecido como o padroeiro dos caçarretas. Pensa-se que ele tenha nascido em Corno Manso mas desde a sua juventude que veio pregar a fé cristã e os ensinamentos de caça aos caçarretas de Casco de Rolha. Viveu onde fica atualmente o Aeroporto Internacional de Casco de Rolha.
Segundo o anunciado o lançamento da primeira pedra está previsto lá para finais de dois e quatorze princípios de dois e quinze, não sendo antes pois Padre Venâncio da Eira está a preparar grande discurso para discursar "perente" tal acontecimento do mundo religioso em Casco de Rolha.
Com a construção da Capela de Sant'Antone dos Caçarretas vai ser criada a Real Confraria de Sant'Antone dos Caçarretas.

Comentários