Caçada Anual ao Gambozino 2015 - Rescaldo

Realizou-se "perente" o passado dia 1 de Maio Dia Mundial do Não Coça a Greta mais uma "indeção" da tradicional Caçada Anual ao Gambozino no Pinhal do Esgaça. O gambozino é um animal raro apenas visível no Pinhal do Esgaça. Para a sua caça recomenda-se que o caçarreta se vista de pito d'almanaque para chamar os gambozinos.
Na caçada estiveram "presuntas" todas as autoridades freguesiais a destacar o novo presidente da junta e comandante da Moina de Casco de Rolha General Biclas, o Chefe Maior das Forças Armadas e Desarmadas de Casco de Rolha o Marechal Zé Maria Cacete e o Bispo de Casco de Rolha Aniceto Cornélio caçarreta de longa data. Para além das autoridades freguesiais estiveram "presuntos" como Tio Xico, Magnata do Milho com a sua carabina sniper de chumba rolas, Morto Vivo "Mergulhador", Zeca Nassas, Marcolino Pastilhas ou Arménio das Pombas o columbófilo de Casco de Rolha.
A Moina de Casco de Rolha garantiu a seguridade do evento não se registando qualquer incidente. Ao contrário dos anos anteriores não se realizou a tradicional manifestação contra a caçada isto talvez por causa dos manifestantes terem medo dos novos amansa guapos da Moina de Intervenção e preveniram-se de ficar de lombo quente. O trânsito teve cortado na Avenida de Nossa Senhora dos Tremoços que passa junto do Pinhal do Esgaça. Também o Café Tasco Sobe & Desce e a Igreja Matriz de Casco de Rolha estiveram interditas por seguridade da comunidade em comum. Não viesse um chumbo de rosca desenfreado e fodesse alguém que passasse. Quem veio ou foi para Sarrazolas teve que ir até à Rotunda da Cricalhada e seguir pela Nacional Antiga.
A destacar nesta "indeção" o fuzilamento de uma familia de gambozinos com um chumbo só. A proeza foi de Manel Patardo e da sua espingo-chumbeira com cartuchos especiais de "matamento".

Comentários