Vai Ser Criada uma Estátua de Tone Moço

As Forças Armadas e Desarmadas de Casco de Rolha em parceria com a junta de freguesia de Casco de Rolha decidiram homenagear o Fuzileiro mais condecorado de sempre, Tone Moço. A ideia partiu da moleirinha do Chefe Maior das Forças Armadas e Desarmadas de Casco de Rolha o Marechal Zé Maria Cacete.
A estátua vai ser toda ela feita de cortiça. Isto porquê? Primeiro porque tanto a junta de Casco de Rolha bem como as Forças Armadas e Desarmadas de Casco de Rolha estão com tesão nas respectivas carteiras e segundo porque se fosse em bronze tentava os amigos do alheio a leva-la gamada. Para se prevenir disso teria que estar sempre um Fuzileiro de plantão a tomar conta da dita cuja para esta não ser gamada.
A estátua vai retratar Tone Moço na sua célebre façanha na Primeira Grande Guerra do Tintol quando este com um morteiro de farpão arreou um pelotão de tropas velha moinenses. A estátua vai ser colocado junto do Coreto para poder ser admirada por toda a comunidade casco rolhense bem como por qualquer forasteiro que vá de passagem por Casco de Rolha.

Comentários